No dia 02/10, o Selo Editorial PPGCOM/UFMG realizará um Ciclo de Debates com o tema Editar livros, circular conhecimentos. Em comemoração aos seus 10 anos de existência, o evento será aberto para a participação de todas e todos e buscará refletir sobre a produção de livros, em especial aqueles de caráter acadêmico e os desafios na difusão do conhecimento em tempos digitais.
O Ciclo se propõe a reunir editoras/es e pesquisadoras/es do mercado editorial e da divulgação científica de Minas Gerais, de modo a estabelecer e debater os desafios envolvendo a difusão do conhecimento em livro, hoje. Ainda que o foco seja o saber científico, o Ciclo não restringe seu olhar a ele, buscando dialogar com outras ricas iniciativas atualmente existentes - como as editoras segmentadas, independentes, não-comerciais, experimentais e universitárias, que vão além dos grandes conglomerados comerciais. O Ciclo de Debates "Editar livros, circular conhecimentos" tem apoio do Tramas e da Rede Linhas. Bruno Leal (Tramas - Rede Linhas) e de Antonio Kvalo (Narra/UFU - Rede Linhas) entre os debatedores. Já Prussiana Fernandes, do Tramas e da Rede Linhas, integra a equipe organizadora.
Confira a programação completa:
Data: 02 de outubro
Horário: de 14h às 19h
Local: Auditório Bicalho, 1º andar da Fafich
MESA 1 - 14h às 16h
DESAFIOS DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: O CASO DO LIVRO
O livro como recurso de divulgação científica: que livros, para quem? A divulgação do conhecimento em livro, em tempos digitais: entre a plataformização e a busca pela diversidade. O acesso ao livro independente: diagnósticos e estratégias.
Mediação: Daniel Melo (Selo PPGCOM/UFMG)
Participantes: Ana Elisa Ribeiro (DELTEC/CEFET-MG)
Sônia Queiroz (FALE/UFMG) Verônica Soares da Costa (PPGCOM/PUC Minas) Juarez Guimarães (Selo PPGCOM/UFMG).
INTERVALO - 16h às 16h30
MESA 2 - 16h30 às 18h30
A EDIÇÃO DE LIVROS HOJE: ESTÍMULOS E GARGALOS
A edição de livros em tempos digitais: facilidades e desafios. Escolhas editoriais: o que e quem publicar, para quem? O processo editorial: a trajetória de cada editora. A edição de livros como engajamento social. Uma editora, entre outras: identidades e posicionamentos.
Mediação: Bruno Martins (Selo PPGCOM/UFMG)
Participantes: Antonio Kvalo (O Sexo da Palavra; Narra/UFU, Rede Linhas) Maria Carolina Fenati (Chão da Feira/UFMG) Maria Mazarello Rodrigues (Mazza Edições) Paulo Bernardo Vaz (PPGCOM/UFOP) Bruno Leal (Selo PPGCOM/UFMG; Tramas e Rede Linhas).
O evento contará com uma lista de presença e distribuição de 6 horas em participação de atividades acadêmicas complementares para estudantes da UFMG.